O que a Vitamina D faz no meu corpo?

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações.

Ela traz diversos benefícios para o corpo e a saúde. Mas infelizmente a grande maioria das pessoas que vivem em um ambiente urbano, são carentes em vitamina D, porque elas passam grandes períodos de tempo em locais fechados e não se expõem ao sol.

Essa vitamina é necessária para a manutenção do tecido ósseo, e também influencia consideravelmente no sistema imunológico, sendo interessante para o tratamento de doenças autoimunes, como a artrite reumatoide e a esclerose múltipla, e no processo de diferenciação celular, a falta deste nutriente favorece 17 tipos de câncer. Além disso, ainda age na secreção hormonal e em diversas doenças crônicas não transmissíveis.

O consumo da vitamina D é essencial para as gestantes, a falta dela pode levar a abortos no primeiro trimestre. Já no final da gravidez, a carência do nutriente favorece a pré-eclâmpsia e aumenta as chances da criança ser autista.

Para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia, sem protetor, por isso prefira os horários antes das 11h e depois das 16h.

 

Gostou? Comenta, curta e compartilha.

Dúvidas entre em contato pelo Whatsapp 48 98482-5041

 

Asaf Atendendo você cada vez melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *