Para que serve a Lactase?

Lactase é uma enzima digestiva produzida no intestino delgado e tem a função de quebrar as moléculas de açúcar (lactose) presentes no leite e seus derivados. Quando o organismo é incapaz de produzir, ou produz de forma insuficiente, essa enzima, a pessoa acaba sofrendo de um distúrbio digestivo chamado intolerância à lactose.

 

Os sintomas causados pela ingestão de laticínios por pessoa intolerantes pode ser bastante variado, tanto em quantidade quanto intensidade, conforme o grau de incapacidade do organismo para produzir a lactase mas também a quantidade de lactose ingerida.

 

Quando as moléculas do açúcar passam diretamente pelo intestino delgado sem serem quebradas, elas acabam gerando um acúmulo no intestino grosso, onde uma grande quantidade de bactérias iniciará a fermentação dessa lactose em excesso, gerando ácido láctico, gases, causando muita retenção de água e acarretando dores intestinais (cólicas) que podem ser acompanhadas de diarreia e uma forte sensação de mal-estar.

 

Estima-se que entre 70 e 75% da população brasileira sofra com intolerância à lactose em algum grau, mesmo que isso não fique evidente no seu dia a dia. Porém, é importante destacar que estamos falando de uma insuficiência do organismo e não de uma doença, e é possível ter uma vida perfeitamente normal sendo intolerante à lactose.

 

Como? É crucial ter uma alimentação balanceada e evitar consumir mais lactose do que o seu organismo é capaz de digerir. E, já que os derivados do leite são bastante importantes na nossa dieta e muito comuns na mesa dos brasileiros, também é possível dar um reforço ao organismo. Existem produtos ricos em lactase, desenvolvidos para auxiliar na digestão da lactose e permitir o consumo de laticínios mesmo àqueles que normalmente não poderiam consumi-los sem terem problemas.

Alguns exemplos são: Lactapod, Deslac e Lactase em Cápsulas da Chamed. Todas essas opções podem ser encontradas no site da ASAF Distribuidora de Produtos Naturais.

 

Lembre-se, se você é intolerante à lactose, não deve consumir a enzima lactase por conta própria. Consulte um especialista para saber detalhes, como quantidade e periodicidade.

 

Gostou? Comenta, curta e compartilha.

Dúvidas entre em contato pelo Whatsapp 48 98482-5041

 

Asaf Atendendo você cada vez melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *