10 benefícios da Spirulina: você não vai querer viver sem esse suplemento depois que conhecê-los!

Benefícios da Spirulina na vida das pessoas

Você com certeza já desejou um alimento que pudesse conter as proteínas necessárias para viver bem e ainda garantir benefícios como reforçar o sistema imunológico, controlar a pressão arterial, diabetes, colesterol e ajudar no emagrecimento, certo? Pois isso existe, chama-se Spirulina!

São diversos benefícios atribuídos à Spirulina, que é inclusive chamada de superalimento por sua rica composição, pela sua fácil digestão e pelo bem que traz ao organismo.

Você precisa saber o que é a Spirulina e qual a sua composição, para descobrir quais seus benefícios principais e como ela pode ser consumida em sua rotina. Continue lendo para descobrir tudo isso e ainda mais!

O que é Spirulina

A Spirulina, também chamada de espirulina, é o alimento mais completo que conhecemos. Por essa condição, recebeu o tratamento de superalimento. E isso vem desde os primórdios de seu descobrimento.

Trata-se de uma alga de cor verde-azulada, que começou a ser consumida por aztecas e povos do norte da África. No entanto, tornou-se mais popular na alimentação moderna há cerca de 30 anos, tendo registros de seu uso nas dietas de nações como Japão, França e os Estados Unidos.

A espirulina é considerada uma microalga, e hoje é dada como uma das maiores descobertas no que diz respeito à alimentação natural. Ela é encontrada em lagos tropicais ou subtropicais. O que chama atenção em sua aparência é seu formato em espiral, que inspirou o seu nome.

Benefícios da Spirulina na vida das pessoas

Do que a Spirulina é composta

É justamente a composição da Spirulina que a categoriza como um superalimento.

Destaca-se, dentro de sua composição, 60% de proteínas, como aminoácidos essenciais para nosso organismo.

Além disso, a Spirulina é uma fonte rica em vitaminas (A, B2, B6 e B12), e minerais, como zinco, cobre, ferro e selênio.

O superalimento ainda possui antioxidantes em sua composição, como betacaroteno, clorofila e ficocianina. Tudo isso dentro de um alimento totalmente orgânico e natural.

Como ela pode ser consumida

Apesar de ser uma alga e ser consumida in natura no passado, atualmente é mais comum encontrar a Spirulina em forma de cápsulas, comprimidos ou em pó. Por ter um odor peculiar e não agradável para alguns, sua ingestão em cápsulas é o mais frequentemente indicado.

É recomendado que as Spirulina seja ingerida meia hora antes do almoço e da janta, tendo sua dosagem normalmente de 2 cápsulas para cada um desses momentos. No entanto, essa recomendação deve vir de um profissional da saúde, avaliando as necessidades de cada pessoa.

Quando consumida na sua versão em pó, pode ser utilizada nas próprias refeições, em quantidades moderadas, seja em alimentos ou bebidas de sua dieta, como sucos naturais, vitaminas, iogurtes e outras receitas.

Benefícios da Spirulina na vida das pessoas

Para quem a Spirulina é indicada

O consumo da Spirulina é altamente indicado para diversos casos, por ser um alimento vegetal com maior concentração de nutrientes.

Como veremos logo a seguir, seus benefícios vão ao encontro de dietas que buscam controlar os níveis de colesterol e diabetes. Além disso, tem papel importante para quem está na luta contra a balança.

A Spirulina também é muito indicada em tratamentos de câncer. A alga tem ação de potencializar o sistema imunológico, que fica muito debilitado por conta dos medicamentos utilizados nas quimioterapias, por exemplo.

Suplemento indicado para veganos

A Spirulina tem grande destaque na vida de vegetarianos e veganos, uma vez que é um suplemento livre de qualquer substância de origem animal.

Dessa forma, é possível ter uma dieta totalmente dentro de seus princípios e compromissos alimentares, sem abrir mão de uma fonte poderosa de nutrientes.

Os melhores benefícios da Spirulina

Antibióticos e antimicrobianos: a Spirulina tem poder de fornecer os nutrientes essenciais para fortalecer as células de defesa do corpo, especialmente combatendo bactérias e vírus. Por isso, é eficaz em tratamento de diversas doenças.

Controle de diabetes: os suplementos à base de Spirulina estão presentes em várias dietas por conta de sua ação no controle da diabetes, uma vez que é capaz de reduzir as taxas de glicemia no sangue.

Controle de colesterol: uma dieta com essa alga também contribui na redução dos níveis de colesterol LDL (o ruim) e no aumento do HDL (o bom), além de inibir a presença dos triglicerídeos no organismo.

Emagrecimento: uma das principais funções da Spirulina em dietas é no controle do peso, já que sua ingestão promove a sensação de saciedade, evitando que a pessoa coma em excesso nas refeições.

Envelhecimento Saudável: a alga é muito indicada para que a pessoa tenha um envelhecimento saudável e tardio, graças à sua ação antioxidante e por ser uma fonte de vitamina E, selênio, carotenoides e ácidos fenólicos. Assim, as células e o DNA ficam protegidos de radicais livres, e o corpo fortalecido contra doenças, inclusive cardíacas.

Benefícios da Spirulina na vida das pessoas

Flora Intestinal: a saúde do sistema intestinal também é fortalecida com a Spirulina, já que ela traz bactérias boas para o organismo, que promovem conforto e bem-estar para o intestino e suas funções.

Saúde Respiratória: e para quem possui problemas respiratórios, a Spirulina também traz grandes alívios, uma vez que proporciona melhoras em quadros de asma e rinite alérgica.

Sistema Imunológico: uma das principais atribuições ao consumo desse alimento é na melhoria que a alga traz para o sistema imunológico. A Spirulina estimula a produção de anticorpos reforçados, aumentando a defesa natural de nosso organismo, e ainda garantindo melhor funcionamento por conta de seus minerais e vitaminas. Quando há ataque de corpos invasores, a alga estimula a produção de macrófagos, que atuam justamente na contenção destes patógenos.

Prevenção e Tratamento de Anemia: por ser rica em ferro biodisponível, o que garante fácil absorção do mineral, a Spirulina apresenta papel importante em quadros de anemia, ainda fortalecendo o organismo com suas proteínas.

Prevenção e Tratamento de Câncer: além de ser um reforço natural no sistema imunológico para quem está em fase de tratamento de câncer, a Spirulina também age de forma que possa prevenir o desenvolvimento da doença. Isso ocorre por ser um potente antioxidante, que protege as células dos radicais livres que as corrompem para dar início a essa doença.

Benefícios da Spirulina na vida das pessoas

Onde comprar Spirulina

Agora que você conhece todos os benefícios do “alimento do milênio“, como foi nomeada pela OMS, você deve se perguntar onde pode comprar Spirulina.

Por ser um suplemento alimentar, é possível encontrar suas versões em pílulas, cápsulas ou em pó em farmácias, ou drogarias, assim como em lojas de produtos naturais.

A Asaf Distribuidora entrega Spirulina em cápsulas para os melhores estabelecimentos, e você pode fazer sua compra conosco. Garanta saúde de forma natural para seus clientes! Acesse nossa loja virtual e boas compras!