Quais são os benefícios da aloe vera? Descubra agora!

Quais são os benefícios da aloe vera? Descubra agora!

A aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma chamativa planta com inúmeros benefícios medicinais. De seu interior, é possível extrair uma pasta, que é utilizada em diversos produtos, como shampoos, cremes, pomadas, medicamentos, e até em bebidas deliciosas e saudáveis.

1. Anti-inflamatório, bactericida e cicatrizante

O gel da babosa é um ótimo agente natural para regenerar os tecidos feridos da pele, sendo eficaz em inflamações como de acnes, dermatites e queimaduras, e também sobre cicatrizações como de machucados. Seus efeitos também são ótimos para aliviar coceiras e inchaços causados por picadas de insetos.

2. Hidratante natural eficaz contra rugas

É um ótimo produto natural para rejuvenescer a pele, graças à estimulação de colágeno que o gel de aloe vera proporciona. Passando como creme facial, irá melhorar a elasticidade da pele e regenerá-la. Isso é possível graças à sua riqueza em vitaminas, enzimas, aminoácidos, sais minerais e outras substâncias benéficas para o bem-estar da pele.

3. Relaxante muscular

A pasta de babosa é ótima para a pele, como acabamos de ver, e além disso, é eficiente no alívio de desconfortos musculares e até dores de cabeça. Uma massagem nas têmporas e pelo corpo todo traz sensação de relaxamento e alívio dos incômodos.

4. Fortalecedor capilar

Talvez um dos benefícios mais conhecidos da babosa seja sua atuação no cabelo. É comum encontrarmos aloe vera em diversos shampoos, condicionadores e cremes para cabelo, e isso é explicado justamente por causa de seus minerais, vitaminas e substâncias hidratantes, que fortalecem os fios, garantem mais brilho e espessura para o cabelo.

5. Anestésico e antitérmico

Medicamentos que são compostos com aloe vera ajudam no tratamento de doenças, justamente pela soma dos fatores anteriores. Seus efeitos anti-inflamatórios e relaxantes são eficazes para combater a febre e suas causas. Seu uso vem sendo estudado para demais tratamentos, a fim de tornar a babosa um agente eficaz contra mais enfermidades.

6. Auxilia na digestão

Uma novidade no mercado é a possibilidade de fazer suco de babosa. Misturada com frutas, resulta em um suco gostoso, leve e cheio de benefícios. Suas enzimas atuam diretamente no sistema digestivo e tornam o intestino mais saudável.

7. Fortalece o sistema imunológico

A babosa possui também propriedades imunoestimulantes, graças às enzimas, as mesmas que ajudam no sistema digestivo, pois também atuam no sistema de defesa de seu corpo. Elas fortalecem suas células imunológicas e reforçam seu organismo para o combate de agentes invasores, como vírus e bactérias.

8. Controle de diabetes, pressão arterial e colesterol

Outra opção de consumo de aloe vera é através de chá. O chá de babosa ajuda a regular o nível de açúcar no sangue e regulariza a absorção de insulina pelo organismo, o que é muito benéfico para portadores de diabetes. A vitamina C proveniente da babosa melhora a circulação sanguínea, o que é importante para controlar a pressão arterial. Também tem grande potencial na redução dos níveis de colesterol no sangue, ainda sendo rico em antioxidantes, para controlar os radicais livre.

Oito benefícios da babosa, essa planta poderosa e que pode chegar em seu lar em diversas formas