Os 7 melhores benefícios do vinagre de maçã para sua saúde

Os 7 melhores benefícios do vinagre de maçã para sua saúde

A busca por ingredientes que enriqueçam nossa dieta é constante. Não existem fórmulas mágicas, mas existem alimentos e receitas que realmente podem ajudar de verdade em nossa saúde, como o vinagre de maçã.

Rico em benefícios, o vinagre de maçã é um ótimo aliado de nosso corpo, atuando em diversos sistemas e órgãos. É muito buscado para ajudar no emagrecimento, uma vez que tem importante ação no sistema digestivo.

Desvende os benefícios do vinagre de maçã nesta leitura e aprenda como utilizá-lo na sua dieta da forma mais vantajosa para sua saúde.

Os benefícios do vinagre de maçã

Antes de conhecer a ação deste ingrediente na busca pelo emagrecimento, vamos apresentar mais seis benefícios do vinagre de maçã para sua saúde de forma geral, o que reforça a importância dele em sua alimentação.

Ajuda a controlar a glicose no tratamento de diabetes

Um dos benefícios mais populares do vinagre de maçã é a sua ação na redução de níveis de açúcar no sangue. Estudos indicam que, com duas colheres de sopa de vinagre antes de dormir, portadores de diabetes tipo 2 conseguiram reduzir entre 4% e 6% a taxa de glicose.

Reduz o nível de colesterol e controla a pressão alta

O vinagre de maçã também é ótimo no que diz respeito ao controle de pressão alta, tal como para reduzir o índice de colesterol ruim. Uma dieta com vinagre de maçã é capaz disso por regular o pH do sangue.

Alivia a indisposição gástrica

São diversas propriedades antibióticas presentes no vinagre de maçã, e elas ajudam a combater desde diarréias bacterianas até espasmos intestinais. Uma mistura de uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água ou suco de maçã já proporciona este alívio.

Previne má digestão

Caso esteja em seus planos sair da dieta e “meter o pé na jaca”, uma dica é aproveitar desse benefício do vinagre de maçã. Uma colher de chá misturada em um copo de água morna antes da refeição vai evitar que a comilança caia feito uma bomba.

Protege o fígado

O benefício acima vem dos ácidos málicos, láticos e cítricos que estão presentes no vinagre de maçã e tornam o fígado mais preparado para processar as toxinas. Assim, o corpo consegue eliminá-las rapidamente e com mais facilidade.

Melhora a saúde das articulações

O vinagre de maçã possui ácido acético, que elimina cristais minerais concentrados nas articulações do corpo. Assim, a rigidez articular é melhorada, garantindo melhores movimentos e flexibilidade.

Auxilia no emagrecimento

O mais popular benefício do vinagre de maçã é relacionado ao emagrecimento. Uma dieta com apenas 30 ml de vinagre de maçã por dia, durante 12 semanas, é capaz de reduzir até 1,7 kg do peso corporal. 

O vinagre de maçã ajuda a diminuir a fome, podendo ser consumido antes das refeições em pequenas quantidades para saciar o apetite e garantir que a refeição seja apenas com o necessário e benéfico para a saúde.

Como tomar vinagre de maçã

A melhor orientação de como inserir o vinagre de maçã em sua dieta deve partir de um nutricionista ou nutrólogo, avaliando seu quadro e definindo a quantidade ideal.

No entanto, as recomendações gerais se baseiam em duas colheres de sopa diluídas em um copo d’água. 

Existem benefícios estéticos e cosméticos atribuídos ao vinagre de maçã, mas nesses casos o seu uso deve ser explorado de outra forma.

Qual melhor horário para tomar vinagre de maçã?

Existem dois melhores horários para tomar vinagre de maçã, na proporção recomendada de duas colheres de sopa diluídas em um copo d’água:

  • O copo todo ao acordar, em jejum;

  • Meio copo antes do almoço, meio copo antes da janta;

Onde encontrar vinagre de maçã para comprar?

O vinagre de maçã pode ser facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, pois seus benefícios ao corpo são amplamente conhecidos e desejados. Se você vende produtos naturais na sua loja e quer ter um estoque completo disponível aos seus clientes, compre seus vinagres de maçã de altíssima qualidade com a ASAF, clicando aqui.